Programa

Leituras e escritas tecendo saberes em Educação Matemática

IV SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SELEM)

PROGRAMAÇÃO 13/05/2016

Local: Centro de Educação - CE/UFRN

Horário

Atividade

Local

10h - 13h30

Credenciamento

Hall do Centro de Educação - UFRN

13h30

Abertura Oficial

Auditório do Centro de Educação - UFRN

14h30

Conferência de Abertura – “Saberes, política e alteridade: reflexões sobre linguagem e aprendizagem” – Prof. Luis Radford (Laurentian University)

Auditório do Centro de Educação - UFRN

15h30

Intervalo

16h

Palestras simultâneas

P1. Práticas de numeramento nas classes de EJA: considerações sobre ensino, aprendizagem e apropriação de culturas matemáticas - Profa. Dra. Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG)


Moderadora: Profa. Dra. Cristiane Borges Angelo (UFPB)

Audtório do Centro de Educação - UFRN

P2. Letramentos na escola: o trabalho com projetos e o ensino da Matemática – Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo (UFPE)


Moderadora: Profa. Dra. Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques (IFRN)

Sala de Multimeios 1 - Centro de Educação - UFRN

P3. A leitura e as estratégias de resolução de problemas matemáticos no Ensino Fundamental – Prof. Dr. Pedro Franco de Sá (UEPA)


Moderadora: Profa. Dra. Giselle Costa de Sousa (UFRN)

Sala de Multimeios 2 - Centro de Educação - UFRN

17h30

Intervalo

18h

Mesas-redondas

M1. As narrativas e a formação do professor que ensina matemática – Profa. Dra. Adair Mendes Nacarato (USF) e Profa. Dra. Maria da Conceição Passegi (UFRN)
Moderadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia Brancaglion Passos (UFSCar)

Audtório do Centro de Educação - UFRN

M2. As políticas de incentivo à leitura e a formação do professor que ensina matemática – Profa. Dra. Claudianny Amorim Noronha (UFRN) e Profa. Claudia Santa Rosa (SEEC/RN)
Moderadora: Profa. Dra. Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Sala de Multimeios 1 - Centro de Educação - UFRN

M3. Perspectivas de uso do registro para a compreensão de conceitos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental – Profa. Dra. Jaqueline A. F. Linxadrão Santos (UFCG) e Profa. Dra. Mércia de Oliveira Pontes (UFRN)
Moderador: Prof. Me. Dennys Leite Maia (IMD/UFRN)

Sala de Multimeios 2 - Centro de Educação - UFRN

19h30

Atividades culturais, lançamentos de livros, exposição de produtos educacionais.

Hall do Centro de Educação - UFRN

PROGRAMAÇÃO 14/05/2016

Local: Hotel Praiamar

9h – 12h

Minicursos

MC1 - Interpretação de exercícios e problemas matemáticos a partir da leitura de expressões (ou palavras) contidas no enunciado
Ministrantes: Aluska Dias Ramos de Macedo (UFCG/UFPE) ; José Roberto Costa Júnior (SME-Campina Grande/UFPE)

Sala 1 - Hotel Praiamar

MC2: Letramento Matemático: uma proposta de ensino a partir das obras complementares
Ministrantes: Glaucianny Amorim Noronha (UFPA/UNAMA); Luanna Priscila da Silva Gomes (UFRN/SEEC-RN)

Sala 2 - Hotel Praiamar

MC3: Uso do glossário matemático bilíngue em Libras e Língua Portuguesa no ensino de alunos surdos
Ministrante: Maria José Silva Lobato (UFRN)

Sala 3 - Hotel Praiamar

MC4: O pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental
Ministrantes: Carla Cristiane Silva Santos (USF); Kátia Gabriela Moreira (USF).

Sala 4 - Hotel Praiamar

MC5: Práticas pedagógicas para o ensino de Matemática por meio de paradidáticos
Ministrantes: Mércia de Oliveira Pontes (UFRN), Micarlla Priscilla Freitas da Silva (UFRN); Joélia dos Santos Medeiros (UFRN).

Sala 5 - Hotel Praiamar

MC6: Traballho e   consumo e histórias em quadrinhos: uma proposta para a leitura e escrita em matemática.
Ministrantes: Cristiane Borges Angelo (UFPB); Ismênya Silva de Figueirêdo (UFPB)

Sala 6 - Hotel Praiamar

MC7: O uso de recursos tecnológicos com crianças pequenas: algumas possibilidades
Ministrante: Selene Coletti (USF)

Sala 7 - Hotel Praiamar

MC8: A chave para uma boa oratória
Ministrantes: Everton Laurentino da Silva (UFRN); Renata Freire de Oliveira(UFRN); Rubens Trindade Neto (UFRN); Giselle Costa de Sousa (UFRN)

Sala 8 - Hotel Praiamar

12h

Almoço

14h

Comunicações orais e relatos de experiências.
Observações:

  • Cada uma das sessões disporá de recursos visuais para apresentação de slides.
  • Cada apresentação terá tempo máximo de 10 minutos, acrescidos mais 5 (cinco) minutos para discussão com o público crescente.

Sessão 1.

Coordenador: Prof. Me. Pablo Jovellanos dos Santos Lima (UFRN/SEEC/RN)

Local: Hotel Praiamar – Sala 1

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

1

RE

CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS TENDO POR BASE A ESCRITA E A LEITURA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

Francisca Lucia Quiteria da Silva

2

1

RE

ENTRE DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS: O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE GEOMETRIA

Daniela Aparecida Souza, Eliana Rossi, Adair Mendes Nacarato

3

1

CC

ANALISANDO REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: POSSIBILIDADES DE LEITURA EM MATEMÁTICA

Thaline Cabral Arruda, Maria Alves de Azerêdo

4

1

CC

INVESTIGANDO OS REGISTROS SEMIÓTICOS DAS OPERAÇÕES: A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE ANÁLISE

Maria Alves Azerêdo

5

2

CC

DIVERSIDADE DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rayanne Maciel Cruz Sousa, Ana Cláudia Gouveia de Sousa

6

5

CC

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Dennys Leite Maia, Ana Carla Amâncio Machado Dias, Antonia Neta Torres Costa, Simone Soares de Moraes, José Aires de Castro Filho Correio

7

1

CC

RESOLVENDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PROFICIÊNCIA LEITORA

Mariana Antunes Medeiros de Oliveira Jovellanos, Pablo Jovellanos dos Santos Lima

Eixo 1: Escrita e leitura no Ensino de Matemática da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Eixo 4: Escrita e Leitura no Ensino de Matemática no Ensino Superior

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Sessão 2:

Coordenadora: Profa. Me. Lucila Carvalho Leite (UFRN/SEMEC - Parnamirim/RN)

Local: Hotel Praiamar – Sala 2

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

1

CC

A ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS

Katia Gabriela Moreira, Carla Cristiane Silva Santos, Daniela Dias dos Anjos

 

2

 

1

CC

O REGISTRO ESCRITO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL

Iris Aparecida Custódio, Cidinéia da Costa Luvison

3

4

RE

À PROCURA DE INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: RESOLVENDO E CRIANDO PROBLEMAS

Rafael Montoito, Maria da Graça Peraça

4

1

CC

PROJETOS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A TRANSDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA

Milton Apolinário, Ivoneide Santos

 

5

 

4

 

RE

 

A ESCRITA DE CARTAS EM AULAS DE ESTATÍSTICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

 

Jónata Ferreira Moura

 

 

6

 

 

5

 

 

CC

ENTRE A DOR E A DELÍCIA DE SER: AS REGULARIDADES NAS NARRATIVAS DA PROFESSORA E DA PESQUISADORA SOBRE A AULA DE MATEMÁTICA

 

 

Cleane A. Santos

 

7

1

CC

REGISTRO ESCRITO E GÊNERO TEXTUAL: VIABILIZAÇÃO PARA O PENSAMENTO MATEMÁTICO

Luanna Priscila da Silva Gomes, Lucila Carvalho Leite

Eixo 1: Escrita e leitura no ensino de matemática da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental

Eixo 4: Escrita e Leitura no Ensino de Matemática no Ensino Superior

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Sessão 3:

Coordenadora: Me. Maria José Lobato (UFRN/SEEC-RN)

Local: Hotel Praiamar – Sala 3

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

1

RE

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Flavia Roldan Viana, Bárbara Pimenta de Oliveira

2

2

RE

ATIVIDADES EXTRAS: A MATEMÁTICA SOB NOVO PRISMA NAS ESCOLAS SESI

Luiza Maria Martins Chaves, Helio França Braga, Hozana Cavalcante Meirelles

3

2

CC

CONTRIBUIÇÕES DA FEIRA BAIANA DE MATEMÁTICA PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

 

Alayde Ferreira dos Santos

4

2

RE

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS

Marli Alves Lobo

5

2

CC

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E A EJA: UMA RELAÇÃO SECULAR NO BRASIL

Daniele Esteves Pereira, Ana Carolina Costa Pereira, Rosalba Lopes de Oliveira

6

1

RE

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO CAS-NATAL/RN: PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Maria José Lobato

Eixo 1: Escrita e leitura no ensino de matemática da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Sessão 4:

Coordenador: Prof. Jânio Elpídio de Medeiros (UFRN / SEEC-PB)

Local: Hotel Praiamar – Sala 4

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

1

RE

A LEITURA, ESCRITA E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: o relato de uma experiência na escola pública

Luciana Lopes Xavier, Odenise Maria Bezerra

2

1

RE

CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO NAS CRIANÇAS DO 1º ANO ATRAVÉS DE SOFTWARES E JOGOS

Selene Coletti, Rosana Fátima Lima

3

2

RE

USO DE SOFTWARES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SOBRAL/CE

Francisco Jeovane Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Neiva Daiane Cordeiro Gomes

4

1

CC

POR UMA APRENDIZAGEM SUPERIOR: CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS

Alexandre Tolentino de Carvalho

5

2

RE

TEIA CARTESIANA”: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL

 

Midian Lima Da Silva, Solonildo Almeida Silva, Leiliane Freitas Coelho

6

2

CC

O JOGO E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Maria Claudeneide da Silva, Jaqueline Lixandrão Santos

7

2

RE

TRABALHANDO CONCEITOS DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO MATIX

 

Fabíola da Cruz Martins, Nelson Leal Dos Santos Júnior, Jaqueline Lixandrão Santos

Eixo 1: Escrita e Leitura no ensino de Matemática da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

 

Sessão 5:

Coordenadora: Profa. Regina Coelly Mendes da Silva (UFRN)

Local: Hotel Praiamar – Sala 5

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

3

RE

DESCAPIROTIZANDO A MATEMÁTICA EM DEZ TEMPOS

Lourimara Farias Barros Alves, Janir Gomes da Silva

2

3

RE

APLICATIVOS BR OFFICE: UMA FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DA ESTATÍSTICA

Fabíola Cruz Martins, Grazielle de Souto Pontes Haus, Alecxandro Alves Vieira

3

3

RE

O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA

Grazielle de Souto Pontes Haus, Fabíola da Cruz Martins, Alecxandro Alves Vieira

4

3

RE

RELATÓRIOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves

5

3

RE

USO DE MATERIAIS MANIPULAVEIS NO ENSINO DE RACIOCÍCIO LÓGICO COMO CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE CANINDÉ-CE

Antonia Leiliane Freitas Coelho, Midian Lima da Silva, Solonildo Almeida da Silva

6

2

RE

TRABALHANDO MEDIDAS E GRANDEZAS POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS

 

Nelson Leal dos Santos Júnior, Fabiola da Cruz Martins, Jaqueline Lixandrão Santos

7

5

CC

A IMPORTÂNCIA DO ERRO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO NA PERSPECTIVA DO PROJETO O CIRCULO DA MATEMATICA DO BRASIL

Lucas Gonzaga Cruz, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

Eixo 3: Escrita e leitura no Ensino de Matemática do Ensino Médio

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Sessão 6:

Coordenadora: Profa. Micarlla Priscilla Freitas da Silva (UFRN)

Local: Hotel Praiamar – Sala 6

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

2

RE

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AGENTE MOTIVADOR DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Paula Vieira de Oliveira

2

2

RE

CENÁRIO MATICO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Adriana Aparecida Molina Gomes, Rafael Siqueira Silva, Carla Michelle de Lima Souza

3

5

CC

FANTASIAS E CONHECIMENTOS NOS QUADRINHOS: A REDAÇÃO MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Zaqueu Henrique de Souza

4

5

RE

REDAÇÃO MATEMÁTICA: NAS ENTRELINHAS DE UMA CARTA E NO “MEU QUERIDO DIÁRIO”

Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Zaqueu Henrique de Souza

5

5

CC

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIAS INFANTIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS INFANTIS PRESENTES NO PNAIC

Talita Fernanda de Souza, Carmen Lucia Brancaglion Passos

6

2

CC

O ESPAÇO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA

 

Micarlla Priscilla Freitas da Silva, Joélia dos Santos Medeiros, Mércia de Oliveira Pontes

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Sessão 7:

Coordenadora: Profa. Me. Glaucianny Amorim Noronha (UFPA / UNAMA)

Local: Hotel Praiamar – Sala 7

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

1

RE

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM CRIANÇAS

Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Maís Carolina Vieira Duarte

2

2

RE

UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS GLOSSÁRIOS DE MATEMÁTICA COM OS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS

Odenise Maria Bezerra, Evanildo Costa Soares

3

4

CC

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PAPIRO DE RHIND

Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira

4

4

CC

LEITURA E ESCRITA DO TCC NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO UMA PRÁTICA

Ana Carolina Costa Pereira, Daniele Esteves Pereira, Rosalba Lopes de Oliveira

5

5

RE

A LEITURA E A ESCRITA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRATEÚS-CE

Gerlandia Maria Bezerra Melo, Maria do Socorro Lima Marques França, Leiliane Lopes Lima

6

1

CC

GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA ANALISE DA PROPOSTA DE ENSINO

Michele Lima Nascimento, Glaucianny Amorim Noronha

Eixo 1: Escrita e leitura no ensino de matemática da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 2: Escrita e Leitura no ensino de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental

Eixo 4: Escrita e Leitura no Ensino de Matemática no Ensino Superior

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Sessão 8:

Coordenadora: Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos (UFC)

Local: Hotel Praiamar – Sala 8

Ord.

Eixo

Mod.

Título

Autor(es)

1

4

RE

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA

Renata Silva Barbosa, Sergio Barbosa da Silva, Solonildo Almeida da Silva

2

5

RE

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernando Luís Pereira Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa Fernandes

3

5

RE

 

DESENVOLVENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGAS

Luzia de Fatima Barbosa Fernandes, Fernando Luís Pereira Fernandes

4

5

RE

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Pricila Acacio Rodrigues, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

5

1

RE

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA COM POEMA, ETNOMATEMÁTICA, GEOMETRIA E ESCOLA RIBEIRINHA EM BELÉM DO PARÁ

José Maria Andrade Filho

6

4

RE

EDUCAÇÃO INDÍGENA: UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA

Jair Lino Soares Junior, Maria José Costa dos Santos

7

4

RE

A MONITORIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Wardelane Holanda Silva, Fernanda Cíntia Costa Matos, Maria José Costa dos Santos

Eixo 1: Escrita e leitura no ensino de matemática da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Eixo 4: Escrita e Leitura no Ensino de Matemática no Ensino Superior

Eixo 5: Escrita e Leitura na Formação de Professores que Ensinam Matemática

16h

Assembleia de Encerramento



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

apoios

____________________________________________________________________________________________________________________

IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Leituras e escritas tecendo saberes em Educação Matemática