Trabalhos Aprovados

Leituras e escritas tecendo saberes em Educação Matemática

EIXO 1: ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A LEITURA, ESCRITA E JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA.
Luciana Lopes Xavier, Odenise Maria Bezerra

CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO NAS CRIANÇAS DO 1º ANO ATRAVÉS DE SOFTWARES E JOGOS.
Selene Coletti, Rosana de Fatima Lima

ENTRE DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS: O TRABALHO COM LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE GEOMETRIA.
Daniela Ap. de Souza, Eliana Rossi, Adair Mendes Nacarato

RESOLVENDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PROFICIÊNCIA LEITORA.
Mariana Antunes Medeiros de Oliveira Jovellanos, Pablo Jovellanos dos Santos Lima

ANALISANDO REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: POSSIBILIDADES DE LEITURA EM MATEMÁTICA.
Thaline Cabral Arruda, Maria Alves de Azerêdo

A ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS.
Carla Cristiane Silva Santos, Kátia Gabriela Moreira, Daniela Dia dos Anjos

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA COM POEMA, ETNOMATEMÁTICA, GEOMETRIA E ESCOLA RIBEIRINHA EM BELÉM DO PARÁ..
José Maria Andrade Filho

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO CAS-NATAL/RN: PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS.
Maria José Silva Lobato

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTIL PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM CRIANÇAS.
Flávia Pimenta de Souza Carcanholo, Maís Carolina Vieira Duarte

O REGISTRO ESCRITO COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO CONCEITUAL.
Iris Aparecida Custódio, Cidinéia da Costa Luvison

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA SURDEZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS.
Flávia Roldan Viana, Bárbara Pimenta de Oliveira

POR UMA APRENDIZAGEM SUPERIOR: CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA COMO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS.
Alexandre Tolentino de Carvalho

REGISTRO ESCRITO E GÊNERO TEXTUAL: VIABILIZAÇÃO PARA O PENSAMENTO MATEMÁTICO.
Luanna Priscila da Silva Gomes, Lucila Carvalho Leite

CONSTRUINDO SABERES MATEMÁTICOS A PARTIR DA ESCRITA E DA LEITURA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA.
Francisca Lúcia Quitéria da Silva  

INVESTIGANDO OS REGISTROS SEMIÓTICOS DAS OPERAÇÕES: A PRODUÇÃO DAS CRIANÇAS ENQUANTO INSTRUMENTO DE ANÁLISE.
Maria Alves de Azerêdo

PROJETOS DE LETRAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A TRANSDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA.
Milton César Apolinário, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques

GUIA DE ORIENTAÇÃO DE USO DAS OBRAS COMPLEMENTARES PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA ANALISE DA PROPOSTA DE ENSINO.
Michelly Lima do Nascimento, Glaucianny Amorim Noronha

EIXO 2: ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

USO DE SOFTWARES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM MATEMÁTICO: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SOBRAL/CE.
Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Neiva Daiane Cordeiro Gomes

O JOGO “CORRIDA DE CAVALOS” E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS PROBABILÍSTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Maria Claudeneide da Silva, Jaqueline Lixandrão Santos

TRABALHANDO CONCEITOS DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO MATIX.
Fabíola da Cruz Martins, Nelson Leal dos Santos Júnior, Jaqueline Lixandrão Santos

O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO AGENTE MOTIVADOR DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Paula Vieira de Oliveira

“TEIA CARTESIANA”: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL.
Midian Lima da Silval, Solonildo Almeida da Silva, Antônia Leiliane Freitas Coelho

TRABALHANDO MEDIDAS E GRANDEZAS POR MEIO DE MATERIAIS CONCRETOS.
Nelson Leal dos Santos Júnior, Fabíola da Cruz Martins, Jaqueline Lixandrão Santos

UM LEVANTAMENTO COMPARATIVO DOS GLOSSÁRIOS DE MATEMÁTICA COM OS DICIONÁRIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS.
Odenise Maria Bezerra, Evanildo Costa Soares

ATIVIDADES EXTRAS: A MATEMÁTICA SOB NOVO PRISMA NAS ESCOLAS SESI.
Luiza Maria Martins Chaves, Helio França Braga, Hozana Cavalcante Meirelles

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NOS BORDADOS.
Marli Alves Lobo

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO E A EJA: UMA RELAÇÃO SECULAR NO BRASIL.
Daniele Esteves Pereira, Ana Carolina Costa Pereira, Rosalba Lopes de Oliveira

O ESPAÇO DA LEITURA E DA ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA.
Micarlla Priscilla Freitas da Silva, Mércia de Oliveira Pontes, Joélia dos Santos Medeiros

DIVERSIDADE DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Rayanne Maciel Cruz Sousa, Ana Cláudia Gouveia de Sousa

CONTRIBUIÇÕES DA FEIRA BAIANA DE MATEMÁTICA PARA A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
Alayde Ferreira dos Santos

CENÁRIO MATICO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID.
Adriana Aparecida Molina Gomes, Rafael Siqueira Silva, Carla Michelle de Lima Souza

EIXO 3: ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

DESCAPIROTIZANDO A MATEMÁTICA EM DEZ TEMPOS.
Lourimara Farias Barros Alves, Janir Gomes da Silva  

APLICATIVOS BR OFFICE: UMA FERRAMENTA EFICAZ NO ENSINO DA ESTATÍSTICA.
Fabíola da Cruz Martins, Grazielle de Souto Pontes Haus, Alecxandro Alves Vieira

O ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA.
Grazielle de Souto Pontes Haus, Fabíola da Cruz Martins, Alecxandro Alves Vieira

RELATÓRIOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA.
Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves

USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE RACIOCÍCIO LÓGICO COMO CONTRIBUIÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CE.
Antonia Leiliane Freitas Coelho, Midiã Carneiro Lima, Solonildo Almeida da Silva

EDUCAÇÃO INDÍGENA: UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA NÃO INDÍGENA.
Jair Lino Soares Junior, Maria José Costa dos Santos

À PROCURA DE INTER-RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E MATEMÁTICA: RESOLVENDO E CRIANDO PROBLEMAS.
Rafael Montoito, Maria da Graça Teixeira Peraça

EIXO 4: ESCRITA E LEITURA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

A ESCRITA DE CARTAS EM AULAS DE ESTATÍSTICA: A EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR.
Jónata Ferreira de Moura

LEITURA E ESCRITA DO TCC NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO UMA PRÁTICA
Ana Carolina Costa Pereira, Daniele Esteves Pereira, Rosalba Lopes de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO ESTUDO DE FONTES HISTÓRICAS: O CASO DO PAPIRO DE RHIND.
Isabelle Coelho da Silva, Ana Carolina Costa Pereira

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE LEITORES EM MATEMÁTICA.
Francisca Renata Silva Barbosa, Antônio Sergio Barbosa da Silva, Solonildo Almeida da Silva

A MONITORIA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Wardelane Holanda da Silva, Fernanda Cíntia Costa Matos, Maria José Costa dos Santos  

EIXO 5: ESCRITA E LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

ENTRE A DOR E A DELÍCIA DE SER:AS REGULARIDADES NAS NARRATIVAS DA PROFESSORA E DA PESQUISADORA SOBRE A AULA DE MATEMÁTICA.
Cleane Aparecida dos Santos

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIAS INFANTIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS INFANTIS PRESENTES NO PNAIC.
Talita Fernanda de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos

FANTASIAS E CONHECIMENTOS NOS QUADRINHOS: A REDAÇÃO MATEMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Zaqueu Henrique de Souza

REDAÇÃO MATEMÁTICA: NAS ENTRELINHAS DE UMA CARTA E NO “MEU QUERIDO DIÁRIO”.
Stelamara Souza Pereira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Zaqueu Henrique de Souza

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Fernando Luís Pereira Fernandes, Luzia de Fatima Barbosa Fernandes

FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Pricila Acacio Rodrigues, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

DESENVOLVENDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGAS.
Luzia de Fatima Barbosa Fernandes, Fernando Luís Pereira Fernandes

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS COMO ELEMENTO PARA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE.
Dennys Leite Maia, Ana Carla Amâncio Machado Dias, Antonia Neta Torres Costa, Simone Soares de Moraes, José Aires de Castro Filho

A IMPORTÂNCIA DO ERRO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO NA PERSPECTIVA DO PROJETO O CÍRCULO DA MATEMATICA DO BRASIL.
Lucas Gonzaga Cruz, Ana Cláudia Mendonça Pinheiro

A LEITURA E A ESCRITA COMO METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRATEÚS-CE.
Gerlândia Maria Bezerra Melo, Maria do Socorro Lima Marquês França, Leiliane Lopes Lima



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

apoios

____________________________________________________________________________________________________________________

IV Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Leituras e escritas tecendo saberes em Educação Matemática